31.10.06

Opinião # 42: "...holiganismo cultural"

«Eu sei que não sou artista. Eu sei que de arquitectura não sei nada. Eu sei que Siza Vieira é muito conceituado, já ganhou muitos prémios e fez coisas lindas como a Casa de Chá da Boa Nova.
Eu sei que vocês são pessoas educadas e não falam mal, mas eu não sou assim e a verdade, falando como eu falo, sem polimento, bem, a verdade é que ele fodeu a Av. dos Aliados toda.
Agora é um mar de pedra cinzenta, rodeado de edifícios cinzentos. E porquê ? Porque é bonito ? Não !Porque sai mais barato conservar. Como se ainda houvesse manifestações que calcassem os jardins e a despesa fosse insuportável. Tirando, todos os anos, os festejos de mais um campeonato do F.C.P. nada disso existe mais.
Acredito que fosse necessário modificar mas isto é holiganismo cultural.
Devolvam-me a minha Avenida !
As fotos não são minhas, mostram o antes e, imediatamente a seguir, o depois das obras .»
Contador De Viagens aqui (ver slide show de antes e depois)

Mais frases e outras opiniões

Frases # 38

«Não me consigo habituar. Cada vez que passo na antiga sala de visitas desta minha cidade sinto que me arrancaram qualquer coisa, é deprimente. A única coisa que me ocorre para classificar o que ali foi feito é a palavra crime. Foi uma obra criminosa. Não tinham o direito de fazer aquilo.»
Dragonis aqui (onde também se pode ver um slide show com imagens da avenida antes da destruição.)

Mais frases e outras opiniões

30.10.06

Há um ano

Porto -Esquinas do tempo

Foto e texto publicados n' A Baixa do Porto:
«Foi com grande surpresa que tive a oportunidade de ler uma referência feita por Francisco Oliveira, ao Grupo IF e à exposição que realizou, já nos longínquos anos 80, ESQUINAS DO TEMPO.
Fui um dos autores dessa exposição e é bom verificar que, apesar dos anos que passaram, ainda o catálogo tem uma finalidade importante e muita actualidade! Já nessa época, e é bem visível na fotografia "recente", a agora designada Praça Humberto Delgado, que não sofreu qualquer intervenção na recente destruição que foi executada, era qualquer coisa que tinha vindo substituir um interessante desenho de pavimento.
A propósito das recentes destruíções levadas a cabo, é de lamentar que o(s) autor(es), não se tivessem lembrado da existência da Fonte da Natividade, que se localizava no sub-solo na zona sul/poente da Praça da Liberdade, e de que ainda existem elementos, dispersos pelos jardins do Palácio de Cristal; assim como a existência de um projecto de um monumento a Humberto Delgado, e que era bem mais interessante do que o "tanque/bebedouro" para gado que fizeram sensivelmente no mesmo local destinado à
Homenagem ao Humberto Delgado que, se a memória não me atraiçoa, era da autoria do Arqtº. Pulido Valente e do Esc. José Rodrigues.»
Manuel Magalhães, arqtº.