4.8.08

Clicar para aumentar
Outras fotos

43 Comments:

Blogger João Dias de Carvalho said...

Agradeço a oportunidade que me dão de ver estas excelentes fotografias do passado…


JAC
Blog "O meu Computador"
http://o-meu-computador.blogspot.com/

23/3/06 11:42  
Anonymous Anónimo said...

Incansável Manuela! Obrigada por não desistir. Até em férias vinha cá dar «uma olhadela» sempre que podia... Infelizmente, nada de animador se passou entretanto (para já... haja esperança!). Mas fica-nos este excelente sítio com imagens e textos que não têm preço.
Um abraço.

M.R.L.

23/3/06 14:14  
Anonymous Anónimo said...

Já comprei N postais nesta pequena loja em frente à Estação, para enviar aos amigos. Alguns guardo para saber como "era", por ex. há um postal dos "Leões" com canteirinhos ...enfim. Obg Manuela pelas suas convicções e ideias!
EP

23/3/06 17:04  
Anonymous Anónimo said...

O que se passa no Porto e concretamente nas obras da Av dos Aliados/Praça da Liberdade, são um puro escandalo. A tal "dupla de ouro" como alguem chamou aos 2 arquitectos que destruíram o espaço central do Porto, tinha, pelo menos, a obrigação de saber como são feitas as concordâncias num cruzamento com arruamentos de diferentes "traineis" (pendentes) ! Mas não sabem! Toda a fama os envolve, não é mais do que "areia, que nos querem deitar para os olhos" de todos nós. Eles são maus e isto é preciso ser dito. Foram os apoiantes directos e indirectos da desgraça que foi a intervenção da "2001". Quanto ao Siza, ainda posso reconhecer que é um arquitecto com algum interesse, quando se trata de edificios, sublinho edificios!; mas quando se trata de intervir em espaço público, como agora sucede, mostra a sua incompetencia nesta área!
Já agora, seria interessante conhecer-se as ligações profissionais, pessoais e afectivas entre o, a, nova directora do IPPAR cá no norte, um membro recentemente convidado para o Conselho Consultivo do IPPAR, a dupla de arquitectos que conseguiu vencer tudo e todos e destruir o centro do Porto, o famigerado túnel de Ceuta, e outras coisas, até "inexplicáveis" que nesta cidade se vão passando sob o "manto" dos génios e da qualidade!

27/3/06 00:32  
Blogger Australopithecus XXI said...

Inclusive um destes arquitectos é conhecido por desrespeitar as leis em favor dos seus trabalhos. Há alguns anos conseguiu suprimir a cor vermelha das bocas de incêndios, dos extintores e todo tipo de sinalização que utilizasse a cor vermelha de um parque de estacionamento subterrâneo em Matosinhos. O pior de tudo foi a inspecção dos bombeiros aprovar tal coisa

28/3/06 20:52  
Blogger Menina_marota said...

Ao olhar estas imagens não pude conter as lágrimas. Como era a baixa do Porto e como está agora.

Há uns anos atrás adorava ir ao domingo, com a minha filha pequenina, para a baixa do Porto, de manhã cedo, ia de trolén de Gaia, deixava-a correu atrás das pombas na Avenida dos Aliados e percorrámos a pé até ao Infante para apanhar o eléctrico, que nos levava à Foz. Era um passeio que ela ainda hoje recorda, onde admiravamos a paisagem e eu lhe mostrava as coisas belas do Porto. Na Foz, jogava minigolfe com ela, e felizes regressavamos.

Como tudo está diferente agora!

Resta-nos a saudade e belas fotos desses tempos, que apesar de não serem muito longinquos, parecem-me agora, que foram à séculos, tais as diferenças que constato.

Grata pela sua luta por um Porto melhor. Grata por não deixar perder, um passado que já está perdido, para os vindouros...

Um abraço carinhoso e solidário.

2/4/06 17:54  
Anonymous Anónimo said...

João Apolinário
"É preciso avisar..."

«É preciso avisar toda a gente
dar notícias informar prevenir
que por cada flor estrangulada
há milhões de sementes a florir.

É preciso avisar toda a gente
segredar a palavra e a senha
engrossando a verdade corrente
duma força que nada detenha.

É preciso avisar toda a gente
que há fogo no meio da floresta
e que os mortos apontam em frente
o caminho da esperança que resta.

É preciso avisar toda a gente
transmitindo este morse de dores.
É preciso imperioso e urgente
mais flores mais flores mais flores »

3/4/06 13:30  
Blogger DLM said...

...

25/4/06 15:24  
Blogger Kalinka said...

Pois, cá estou para agradecer a sua visita e o comentário que deixou no meu kalinka.
Parece-me que não gostou do que escrevi...mas, foi apenas um pequeno cheirinho do que vi com os meus próprios olhos...agora, se não concorda, o problema já não é meu. Só que lendo os comments antes do meu, várias pessoas falam muito pior sobre a Avenida dos Aliados, do que eu falei...leia bem
E, até foi engraçado ter abordado algo relacionado com o lugar em questão, pois fiquei a saber que existe um blog, com o nome ALIADOS E EXISTE EM DEFESA DA AVENIDA DOS ALIADOS. PARABÉNS.

11/5/06 21:25  
Anonymous Anónimo said...

Puxa! Que persistência...
O pessoal está se nas tintas, cara Manuela. O pobo é murcão e só pensa em futebol, tb cabo, e carrinho para passear - quer lá saber do património, ! O restante é suficientemente soberbo para nem sequer comentar. Não se canse mais.
MD

2/6/06 09:59  
Anonymous Anónimo said...

Eu diria antes que é pena não haver mais Manuelas. É triste!
M.R.L.

2/6/06 23:32  
Anonymous Manuela D.L.Ramos said...

Mas há muita gente a comentar noutro lado! (daí as revistas de blogues )
Acho até que nunca se falou tanto sobre o assunto (ver por ex.: (arqitectura-estrelato-intervençoes polémicas... ).

Lamentamos, isso sim, o facto de no início da nossa "campanha" algumas personalidades do Porto que discordam deste tipo de requalificações na cidade, e que muitas até subscreveram os abaixo-assinados , não tivessem tornado mais visível a sua opinião.

É certo que muitas pessoas falaram e essas salvaram-nos da vergonha completa. Bem Hajam!

Mas outras houve que, infelizmente (e por razões que não tenho a pretensão de querer julgar), não falaram pura e simplesmente ou fizeram-no tardiamente. Veja-se por exemplo, Helder Macedo que só mais tarde escreveu de modo tão sentido contra este caso dos Aliados, e ainda agora (!!!)Mário Cláudio

Enfim ... o que agora importa é o resultado das averiguações no âmbito da Acção Principal (e de outras).
Importa que tudo seja esclarecido: cumpriu-se ou não se cumpriu a lei? De acordo com a legislação houve ou não desrespeito pelo património, pela cidade e pelos cidadãos?
DE acordo com a lei, entenda-se, porque não precisamos do julgamento do tribunal para sentenciarmos quanto houve de arrogância, menosprezo, desdém, desrespeito.

Esperamos sinceramente que na "nova" Avenida as árvores consigam vingar, que o espaço se torne aprazível, que sejam colocados bancos confortáveis, que surja animação consequente, que os responsáveis se redimam do vergonhoso desleixo a que votaram anteriormente este espçao emblemático da nossa cidade.
Esperamos que se encha de gente e se torne aprazível.
Esperamos mas não perdoamos.
(obrigada por comentarem)

8/6/06 09:45  
Anonymous Manuela D.L.Ramos said...

O link que não ficou: "O que está em causa não é só reinventar a Avenida, é falsificá-la"
por Hélder Pacheco professor e escritor - no Jornal de Notícias

8/6/06 09:53  
Anonymous Anónimo said...

O PADROEIRO E O PEDREIRO

Sr.Rio para que não se afunde em tanta ignorância:

O padroeiro da cidade não é S. joão Baptista é Nossa Senhora da Vandoma.
E para mal dos nossos pecados, os pedreiros da cidade são V.Exª e os seus Aliados.

20/6/06 15:28  
Blogger loucomotiva.com said...

felizmente que, tal como sempre acreditei, a Av.Aliados ficou muito melhor e muitos dos iniciais opositores acabaram por se render. contudo gostaria de felicitar a Sra.Manuela por todo o seu empenho na defesa das suas ideias e do modo nobre como as defendeu e defende, porque existe um número muito significativo de pessoas que é contra o que se fez mas não tiveram, nem têm a corajem e o empenho da Sra.Manuela. penso que é neste espirito de discussão, de luta, de conflito civilizado como foi travado que construiremos uma cidade melhor, mesmo que por vezes o resultado não seja o por nós desejado. desta vez venceu a parte que pensava como eu, numa próxima certamente vencerá a Sra.Manuela, estou certo que a sua determinação será premiada. mas por favor não venham com lágrimas demagógicas, por mais que se goste do passado ninguém chora por ver canteiros e calcário a serem removidos!

22/6/06 07:21  
Anonymous Manuela D.L.Ramos said...

«...muitos dos iniciais opositores acabaram por se render...» ?!!
Quem, gostaria de saber?

E já agora, Srª Loucomotiva (e ultrapassando os seus cumprimentos, com um rapidíssimo e incomodado obrg;-( , a srª continua a passar um pouco ao lado dos carris de um dos principais problemas nesta questão(e que vai bem além do gosto de cada um): a falta de diálogo , a falta de discussão pública, o completo desrespeito dos muitos que pensavam e pensam que esta uniformização descaracteriza a baixa do Porto e destrói um legado que a cidade deveria ter preservado.
Isso não o incomoda mesmo nada?
Não hesita um pouco na sua louca correria (desculpe mas o seu nome...;-) para pensar que há gente que merece ser ouvida e que quem sabe o poderá ensinar um pouco e o levará a flexibilizar e a variar a sua percepção do que se fez ali. Olhe que não é apenas uma questão de calcário vs granito, de canteiros vs ausência deles.
A minha incomoda-me francamente. Acho mesmo pouco elevado que - como o fez o Sr. que tanto admira- se menospreze a opinião de tanta gente, se deprecie a opinião de pessoas que merecem todo o nosso respeito, e se queira reduzir todo este movimento de opinião a um punhado de coitadinhos conservadores que só se sabem lamentar!

E se me permite a minha opinião pessoal: este projecto do SV é identico a todas as outras praças-eiras resultantes das "requalificações" enlatadas que se vão fazendo por esse país fora destruindo o que é único e característico nas nossas cidades e vilas.

E um pedido: deixe as pessoas chorarem as lágrimas "demagógicas" (francamente não sei como este termo aqui pode ser usado, mas enfim) que quiserem: é melhor isso que um coração "autocrático" empedernido.

Muito obrigada por comentar, a sério! Dá-me sempre oportunidade por ripostar (mas por favor trate-me por Manuela... ;-)
E bom S. João!

22/6/06 08:19  
Blogger loucomotiva.com said...

antes demais, gosto da forma como defende as suas ideias. usei o Sra por uma questão de respeito, porque infelizmente, e ao contrário de todas as línguas latinas passou a ser um prefixo de insulto em portugal, pelo que gostaria de o preservar como sempre o foi, de respeito. mas se me permite tratar por Manuela agradeço, e deixe-me que apresente: chamo-me Jorge. em relação à Av.Aliados fui defensor das requalificação e felizmente fiquei bastante satisfeito com o resultado final, acredite que tenho ouvido vozes que eram contra rendidas. mas para que não pense que sou alvo de cegueira, ou seguitismo, permita-me que lhe diga que já não apoio com o mesmo entusiasmo as obras de requalificação da frente maritima em leça da palmeira da autoria do mesmo arquitecto, cujo trabalho respeito e admiro profundamente. também, e ao contrário de algumas pessoas, não sou adepto de palmeiras em portugal :) neste momento o que me preocupa mais no Porto é a falta de excelência das pessoas e um panorama cultural da cidade francamente pacóvio e retrogado, veja a quantidade de pessoas que encontra no autocarro e no metro e que nenhuma delas carrega sequer um jornal ou um livro de bomba de gasolina!

23/6/06 00:03  
Anonymous Anónimo said...

«...ou um livro de bomba de gasolina! »?!!!

24/6/06 16:25  
Blogger Joao Soares said...

Ola,Manuela
Parabens pela tua persistencia:)
Um beijinho

25/6/06 22:56  
Blogger LFV said...

Quem cala, consente!! Cada vez os anos me ensinam mais e melhor que não serão eles a calar-me. Na defesa vertical daquilo em que acredito. Há quem, de longe, me supere em dedicação e persistência. Para além da admiração deixo-lhe o abraço sentido (como o Porto!) e solidário!

26/6/06 14:06  
Blogger A. Castanho said...

Hoje Siza Vieira, ontem Rem Kolhaas, anteontem Gregotti, ou Tomás Taveira...

Amanhã a arquitectura-espectáculo de feira continua, anunciado em "outdoors" publicitários por tudo o que é esquina em Lisboa!

Até quando seremos este País de labregos deslumbrados?

26/6/06 18:06  
Anonymous ZooMancer said...

Os meus cumprimentos e os parabéns por este excelente blog.
Venho principalmente agradecer a visita ao meu blog, mas também para responder um comentário lá deixado em que é dito que eu andei ou sou "muito distraído" quanto aos protestos contra remodelação da baixa.
Na verdade não andei e tanto não andei que até fiz um link no post precisamente para este blog.
A interpretação do que escrevo é livre e portanto sujeita a críticas, contudo quando são injustas sinto necessidade de enfim, tentar esclarecer a intenção das minhas palavras, que não foi compreendida.
Por último, quando me refiro à falta de protestos, não quero dizer que eles não existiram, até porque eu próprio protestei inclusivamente subscrevendo o vosso abaixo assinado, falo sim da sua visibilidade destes protestos que como é evidente foi essa sim praticamente inexistente.
Contudo o que conta é o que se faz e neste aspecto, mais uma vez deixo os meus parabéns e apreço pelo trabalho aqui desenvolvido.

26/6/06 21:40  
Blogger manueladlramos said...

Para Zoomancer:
Viva! No seu post sobre os aliados apenas contestei a última parte da frase: «Toda a gente fala de áreas verdes nas cidades e dos seus incalculáveis benefícios para o cidadão e no entanto cá no burgo faz-se precisamente o oposto e não vi sequer uma associação ecologista ou lá o que quiserem chamar-lhes a protestar

Pelos vistos tanto "viu" que até subscreveu o manifesto ;-)

Mas tem razão quanto à visibilidade, sobretudo nos media: estes apenas foram noticiando muito pontualmente o evoluir da situação, nunca tendo assumido protagonismo na promoção de verdadeiro debate (ao contrário do que aconteceu na blogosfera).

Mt. Obrigada pela sua visita e comentário.

27/6/06 11:09  
Blogger De tudo e de nada said...

Boa tarde. No meu modestíssimo blog, a "nova" Av. dos Aliados também não passou incólume. Obrigada pelo seu trabalho e um abraço.

7/7/06 14:28  
Anonymous Anónimo said...

Como vivo no estrangeiro,, só agora descobri o seu blog.
Ainda não tive o desprazer de passar pela renovada (ou melhor descaracterizada e cinzenta) Avenida dos Aliados, e, digo-lhe, sinceramente, que agora a minha vontade é muito pouco. Como tiveram a coragem de tirar a calçada tão caracteristica do nosso Portugal?

Foi um autêntico atentado ao património, como tantos que ocorrem em Portugal.

11/7/06 10:29  
Anonymous Anónimo said...

Tive uma pequena (alegria) tristeza. O meu filho "protesta-me" sempre ... com o progresso, a diferença, a alternativa e tal. E claro, é mais novo e com outras ideias. Pois este fim de semana passou lá e deu-nos razão! Afinal "aquilo" está um bocado desértico ... Imagino o que será nestes dias de canícula: o Verão do nosso descontentamento!
EP

13/7/06 16:42  
Blogger AM said...

Cara Manuela

Com toda a estima que sabe que lhe tenho, não leve a mal este meu desabafo.

Muita da culpa do que agora se passa é dos que acreditam ainda nesta farsa a que chamam "democracia" é dos que acreditaram neste aprendiz de ditador e lhe deram a primeira oportunidade de começar a destruir a nossa cidade, dos que, recusando toda a evidência, lhe garantiram mais 4 anos, agora com maioria absoluta.

É, por fim, dos que nunca vão perceber (como esse rio tão bem percebe) que a raíz do nosso atraso, que a chave que fecha as nossas celas é a INFORMAÇÂO, é o CONHECIMENTO, é a CULTURA.

E é por isso que o rio (e os outros rios, nem que se chamem sócrates) vão abafando, destruindo, matando tudo o que, de perto ou de longe, possa passar essas armas para as "mãos do povo".

O povo deve manter-se ignorante e inculto para que garanta e defenda a continuidade desta miséria de cidade nesta miséria de país, da forma que "eles" querem que se mantenha.

Um dia, infelizmente, não serão o conhecimento a informação, a cultura as armas que irão determinar a mudança, prosaicamente a arma será, tão só, a FOME.

AM

27/7/06 09:54  
Anonymous Anónimo said...

O Porto tem agora uma verdadeira alame(r)da ...

22/9/06 20:37  
Blogger sr ruim said...

Vergonhoso, o que fizeram com a Avenida dos Aliados! É uma VERGONHA

29/9/06 21:28  
Blogger Teófilo M. said...

Grande Manuela,

Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não...

Parabéns pelo seu empenho e voluntarismo.

Um abraço reconhecido

19/10/06 12:42  
Blogger victor simoes said...

Que linda que foi a nossa Praça, e agora, o que nos resta?
Continuem a manter os mesmos na Cãmara Municipal do Porto, que esta cidade, cada vez ficará mais nas penúrias.
Vejam-se agora os milhões de indeminizações a pagar, pelas expropriações do parque da cidade.
Quem irá pagar a factura? Os mesmos de sempre, o Povo!
Por que não responsabilizar, os políticos pela gestão danosa, do patrimonio público?

31/10/06 01:41  
Blogger José Eduardo said...

A Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados serão sempre a Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados. São o centro do mais belo burgo português!... Óptimas fotografias! É sempre bom ver o Porto de outros tempos. ;)

30/12/06 19:22  
Anonymous A Mendonça said...

Carrosseis na Avenida dos Aliados para os festejos carnavalescos! Esta, nem ao diabo lembraria! Sinto-me indignado por fazerem de uma das mais nobres salas de visita do país uma feira ordinária e populista serindo uma política de caça aos votos!
Esta é que a política cultural da Autarquia?
Não há quem se levante contra este vergonhoso ultraje?

16/2/07 18:11  
Anonymous sara said...

faz-me alguma confusão que se diga mal só por dizer! deve ser triste viver insatisfeito com a vida e não ver nada de bom na cidade! a praça está bem bonita e a festa de carnaval parece-me uma optima ideia... talves não seja muito elitista... mas a praça ainda é dos portuenses!
Tenham paciencia! Ultraje é ler o que se escreve aqui! que me sirva de lição... não volto!

28/2/07 12:33  
Blogger Papagaio da Suica said...

Sou filho de paranhos nascido e criado no porto ,com 13 anos fui fazer as ferias grandes na rua das taipas onde iniciei aminha aprendisagem de cortador de carnes ,trabalhei sempre no porto ate praticamente sair do pais o porto para mim e a cidade mais linda do mundo as suas gentes sao as maiores e as mais abertas passei pelo bolhao bom suceso,
vim para a suica alguns anos atras, sai dai com uma cidade linda uma praca humberto delgado,av aliados praca da liberdade linda com as pombas o s.joao as festas do clube o maior
as fotos que tenho com o meu filho pelas costas na pusset e ate ao colo nao avia desculpa era so haver uma desculpa como oporto passar a uma fase final na uefa havia noitada festa na baixa.
chego de ferias em agosto ultimo depois de tres anos sem ir a portugal ao ir ao conga matar saudades das bifanas deixo o carro no parque de alferes malheiro,e vou com a familia a pé ao chegar a praca do lado dos correios disse a minha esposa cabrao do rio ate o jardim nos tirou a passear na avenida chorei com raiva insultei tudo e todos o porto nao merecia isto bastou um teimoso mimalho para estragar as tres mais belas pracas do pais .
com esperanca que facao alguma coisa para mudarem deixo o meu testemunho com tristesa escrevo contra quem governa a minha cidade.
passei aqui por acaso bom trabalho continuem assim.
ganharao mais um visitante.portista nascido criado ,dragao de coracao .MANUEL OLIVEIRA .C.H

16/3/07 20:45  
Blogger Pedro Menezes Simoes said...

Desenvolvimento regional do norte em:
http://norteamos.blogspot.com/

30/5/07 19:00  
Blogger Ana Mafalda said...

Bom dia..

Sou aluna de um colegio privado do Porto e estou a participar junto com alguns colegas num concurso a nivel nacional lançado pela sapo.

O nosso objectivo é apresentar melhorias criativas para a cidade.

Temos tambem que actualizar um blogue na plataforma sapo..

este é o nosso endereço: http://invicta-criativa.blogs.sapo.pt

gostariamos muito de contar com o seu apoio e divulgaçao!

Quantos mais portuenses unidos mais força teremos!

Contamos poder colocar o link deste blogue no nosso blogue até terça feira.


Bom fim de semana,

Ana Nunes

17/11/07 12:50  
Anonymous Anónimo said...

Feliz Natal. Octávio Lima.

24/12/07 01:49  
Blogger bettips said...

Manuela: mais uma tropelia
...a do Bolhão... Anda por aí uma petição mas tu tens voz e sabes! Era só para lembrar se se puder fazer algo, dar a conhecer.
Um dia destes mandei-te um mail...mas não sei se ainda estás "nesse sítio".
Bjinhos

7/2/08 17:51  
Blogger RESSACA ® said...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

8/8/08 22:21  
Anonymous Stran said...

Boa Tarde,

Acabei de criar um novo o site, o "escritores de blogues" (para visualizar o site basta clickar no meu nome). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.

Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz "Join this network".

Muito obrigado pela atenção,

Melhores Cumprimentos,

Stran

11/8/08 17:39  
Blogger kandimba said...

Também já estive neste quiosque a comprar postais dos aliados com verde. Fica a memória...

27/9/08 11:59  
Blogger Letícia Tonon said...

Boa noite!

Acabei de entrar no "blog da Praça dos Aliados" e tomei um grande susto!
Morei na cidade do Porto no ano de 2005 - e tinha uma grande paixão pelas tradicionais calçadinhas portuguesas... Em minha andança por Portugal fiz muitas fotos...
Lembro que em 2005 (enquanto estava por aí) ouve um grande "rebú" em torno da Praça dos Aliados...
Na época conversei com uma pessoa em frente a praça ... que me passou este blog... em seguida voltei ao Brasil... e agora remexendo algumas caixas encontrei este contato...
Confesso que fiquei assustada com tamanha descaracterização da praça e principalmente das calçadinhas portuguesas... que eu tanto gostava...
Engraçado estas manias de nunca valorizar a cultura local...
Aqui no Brasil é também assim! Que pena!

Desejo força a todos vocês!
Há braços!
Letícia Tonon

15/1/11 23:40  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home