5.10.05

Barreiras intransponíveis

É o que parecem, e indubitavelmente são, os autocarros e os carros que, em corrida por vezes desenfreada nas três faixas, se lançam Avenida acima e abaixo. Para além disso os transportes públicos não se limitam a circular: fazem compasso de espera para recomeçar a carreira e em muitos deles, num hábito bem português, os condutores não desligam o motor.
Por estas e por outras se entende o desconforto das pessoas que calcorreiam este local e que até gostariam de descansar nos poucos bancos das zonas ajardinadas (nos que, evidentemente, não estão sujos pelas pombas ...).




Surpreendemente o projecto de "requalificação" mantem as mesmas três faixas de rodagem! Os arquitectos responsáveis, apesar de proclamarem que o seu projecto pretende "devolver" a Avenida e a Praça aos cidadãos, mantêm o mesmo fluxo de trânsito agravado do facto de se prever a substituição do alcatrão por paralelo, o que vai fazer aumentar ainda mais o nível de ruído extremamente elevado que já se faz sentir nesta zona.
E se podem justificar a redução da zona ajardinada na plataforma onde foi construída a estação subterrânea por causa da necessidade de se fazerem as entradas para o subsolo perto dos passeios, no restante espaço essa justificação é totalmente descabida.