30.4.06

Revista de blogues- Abril

  • Porto vintage 30 Abr 2006 «...Então, por que diabo não usaram a cabeça quando deviam, pondo a estátua ao nível adequado, antes de avançarem com a pavimentação? Em plano recuado, uma casa cega, surda e muda. » Fonte das Virtudes
  • opção ou capricho? 29 Abr 2006 «Siza Vieira, é talvez, o arquitecto português que mais respeito. A lógica dos seus projectos traduz-se numa narrativa poética, coerente e de um virtuosismo difícil de igualar. Por isso mesmo, há coisas que me são completamente impossíveis de compreender, como a "granitada" que vai trepando pelos Aliados acima, pontuada ao acaso por tampas de saneamento (ainda por cima feias... pergunto-me pelo rigor do projecto de execução) e a mais recente polémica sobre o abate de árvores centenárias previsto na reforma do Passeio do Prado. Há opções de projecto que, no meio de uma linguagem e discurso tão coerentes, me ultrapassam. » [sincronicidade]
  • aliados 29 Abr 2006 «Uma das recordações mais vivas que tenho da infância é a de tardes na avenida dos Aliados, brincar na calçada portuguesa e no jardim, dar de comer às pombas sob o olhar atento do meu avô e, para terminar a tarde em beleza, lanchar num café nos Lóios. Talvez por isso me esteja a custar tanto ver a forma como está a avançar o progresso e a modernidade na baixa do Porto. Para já custa-me ver a baixa transformada num estaleiro, obras, camiões, buracos, pós e areias no ar. Quando tudo ficar pronto vai-me chocar o betão, as não-árvores. Se por um lado aguardo com expectativa o fim das obras, por outro aguardo com tristeza o novo visual da Avenida dos Aliados .» rosa carne
  • Granitofanatismo:atentado ao bom gosto -19 Abr 2006 «Os livros de história portuense recordarão as presentes obras na avenida dos aliados como um mau exemplo de urbanismo.A causa deste atentado ao bom gosto não será dificil de explicar, basta juntar o preço elevado do material de construção, um nome mediático da arquitectura, com poder total, mais um mau presidente da câmara a par com a indiferença de muitos cidadãos e temos o resultado: granito a substituir jardins e árvores.» Rascunhos Virtuais
  • Invicta -3 Abr 2006 «Na Avenida dos Aliados/Praça da Liberdade aquilo está uma vergonha! Tanta obra por causa do metro, que até mete nojo. Destruíram completamente o jardim... Nem um bocadinho de relva para amostra... Quando era pequena, o meu avô levava-me lá para dar de comer às pombas. Adorava aquilo! Bocadinhos de pão, milho, arroz, e a verdade é que se juntavam todas à minha volta, a arrulhar sem parar. Até os pardais e as gaivotas. Agora já não há jardim onde se lhes possa dar de comer...» ...Amicus Vita

1 Comments:

Blogger Vítor Leal Barros said...

obrigado pela citação...é uma causa à qual me associo..um abraço

3/5/06 21:00  

Enviar um comentário

<< Home