18.9.05

O que dizem os candidatos: Franscisco Assis

Francisco Assis em entrevista no Público de hoje, edição impressa

«Vai dar continuidade ao projecto da Avenida dos Aliados?
Não podemos estar a interromper todos os projectos que vêm de trás, sob pena de criarmos uma instabilidade absurda.
Tenho dúvidas sobre a forma como o projecto avançou, mas sou sensível aos argumentos dos arquitectos e estou expectante em relação ao resultado final. Quero mudar o que for preciso mudar, mas não vou demonizar aqueles que me antecederam nem dizer que comigo começa o ano zero.»

"(...) sou sensível aos argumentos dos arquitectos..." !? Quais e porquê?
E não está sensível aos argumentos de quem contesta o projecto? Faltou dizer justamente isso, acrescentar: ... mas estou também muito sensível aos argumentos de quem não quer ver o património da sua cidade destruído....
Era a frase que faria a diferença. Porque isto da vénia aos arquitectos estamos nós fartos!

E já agora: está mesmo a par de todo o processo? Tem conhecimento dos atropelos à lei? Das queixas e exposições feitas? Olhe que os argumentos dos arquitectos deixam muito a desejar e já foram rebatidos, principalmente aquilo da uniformidade... Claro que há a "coroa de glória" (como proclamou Souto Moura na Assembleia Municipal) mas essa motivação não se pode considerar propriamente um argumento.

"Quero mudar o que for preciso mudar..."
Vá lá. Há uma réstea de esperança.

É o que se chama "uma no cravo e outra na ferradura", mas assumindo que a ferradura é a parte da nossa causa, sabe a pouco, sabe a muito pouco este discurso cauteloso, "político".
......
Desconfio que estas declarações vão desiludir muita gente, a começar por pessoas que, por exemplo, vão estar hoje como convidados intervenientes no colóquio de encerramento do Forum Cidade do Porto e que subscreveram o Manifesto. Querem nomes? Aqui ficam alguns:
Pedro Bacelar de Vasconcelos - Candidato à Presidência da Assembleia Municipal do Porto
Rio Fernandes - Prof. Catedrático de Geografia
Teresa Andersen – Directora do curso de Arquitectura Paisagística da FCUP
Braga da Cruz – Prof. Catedrático da FEUP, Deputado

(...)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hoje em dia para um político mais vale um nome sonante, tipo Sizo Moura ;-) do que as leis, PDMs, e outras "chatices" do género. O povo quer festa. Seja um partido ou outro, candidato ou outro, veja-se as "fantásticas" obras de falta de humanidade e desconforto dos arquitectoides - a marginal de Matosinhos e Leça, o remate da Av. Boavista, a estação de metro da Boavista - monumentos ao granito, asfalto e cimento - nada de "verde", nada de sombra - só a aridez projectada por arquitectos, que na frescura do ar condicionado dos seus gabinetes, se deliciam com as linhas "puras" dos seus planos desumanos.

18/9/05 12:56  
Blogger Teófilo M. said...

Mais uma vez, Assis resvala quando confrontado com situações concretas!

Mesmo o 'expectante em relação ao resultado final' quer dizer o quê?

-No final vemos e se não gostarmos altera-se, ou

- Vamos esperar e ver o que se passa na AR e depois decidir em conformidade?

Será salutar que um político revele respeito por um criador, mas já que se incline subserviente perante todas os seus apetites é já outra coisa.

18/9/05 13:41  
Blogger AM said...

Cara Manuela

Apesar de, por princípio, não votar, não escondo que gostaria de ver Assis substituir Rio na presidência da CMP.
Do que lhe tenho ouvido, tem-me parecido razoavelmente sensato e sério (o que quer que isso signifique para um profissional da política) e, claramente muito muito preferível à falta de honestidade e de respeito pela cidade e pelas pessoas demonstrada por Rui Rio.
Chocou-me ouvir essa sua posição relativamente à Av. dos Aliados.
Confio que a gente "BOA" (e que a Manuela refere) que o acompanha saiba fazer o que deve :-)

AMNM

19/9/05 13:03  
Anonymous Anónimo said...

Afinal também por aqueles lados há sempre uma razão conveniente para adiar, só por mais "esta" vez, a aplicação da regras do Estado de Direito. A Lei do Funil, em que se vira a parte do dito para o lado que nos dá mais jeito, continua a vigorar.
A legalidade segue dentro de momentos....

20/9/05 17:45  
Blogger ManuelaDLRamos said...

É só para memória futura...(tinha-me escapado)
da entrevista a FA no
«Uma grande praça nos Aliados
Não sou insensível aos princípios que estão na base do projecto de Siza Vieira e Souto Moura. A ideia de transformar os Aliados numa grande praça agrada-me. Acho que isso é bom para a cidade. Este assunto seria sempre polémico, porém, trata-se de uma alteração do centro simbólico da cidade do Porto e merecia um outro tipo de participação das pessoas.»
"Jornal de Notícias"
09 de Julho 2005

14/10/05 07:38  

Enviar um comentário

<< Home