7.2.06

Biosfera # 3 -Rui Rio

«A decisão de preservar o centro da Avenida com os canteiros tal como estavam, hoje já não estão, tal como estavam há um ano, ou há dois anos não é possível. Não é possível nem a mim, nem aos contestatários desta solução se fossem presidentes de câmara. Não é materialmente possível, não há espaço, estão lá as bocas [do metro]. Pronto. Aquilo que está aqui mais em equação é que pedra utilizar. É a única parte onde poderia ser diferente. Isso é.
Eu gosto mais desta solução. Já vi fotografias de confronto: as reais com as projecções de computador. Eu gosto mais e estou convencido que ao fim de seis, sete meses de convívio com a nova solução toda a gente vai gostar também. Espero não me enganar.»

Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto no programa Biosfera

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que Rui Rio nao sabe, ou melhor, nao diz, é que o arquitecto Souto Moura ja tinha feito um projecto em que apenas se intervinha na placa
superior.
O desenho original era reinterpertado e mantinham-se os canteiros.
Neste projecto, publicado na revista de arquitectura 2G nº5, embora ja aparecam as saidas do metro nos passeios laterais, a placa superior mantinha as dimensões, sendo a via automóvel reduzida para 2 faixas.

Isto quer dizer que a reposicao do desenho era possivel e foi Rui Rio que pediu um novo projecto ou o arquitecto que o sugeriu...

Por outro lado ja em 2000 o entao presidente da câmara Nuno Cardoso tinha encomendado ao arq. Alvaro Siza um projecto de remodelacao (apenas) da Praca da Liberdade.
Nao sei se o projecto foi mesmo realizado pois nao foi divulgado nenhum desenho.
Na época foi apenas divulgado que Alvaro Siza propunha o alargamento dos passeios, e que estes passariam a ser em paralelo de granito.
Nao me recordo se ja era proposta a mudanca de local da estatua de D. Pedro IV.

Pelo que sei a proposta para a Pr. da Liberdade nao foi aceite por tres razoes:
So previa UMA faixa em cada sentido(nao tenho certezas pois nunca vi nenhum desenho)
Falta de dinheiro
Mudanca de executivo

Rui Rio disse ainda na inauguracao da Pr. D. Joao I que nao voltariam a haver requalificacoes como a dos Leoes e da Batalha e que os espacos que faltavam requalificar, nomeadamente Carlos Alberto, seriam reconstruidos como eram antes do inicio das obras...

7/2/06 22:52  

Enviar um comentário

<< Home