11.11.05

Monumento à autocracia

Palavras - Manuel António Pina (No JN)
«Siza Vieira e Souto Moura estão a fazer nos Aliados um monumento à autocracia. A autocracia já merecia um monumento no Porto!
Ora, um monumento à autocracia tem que ser cinzento (e, se possível, "sizento"), que é a cor do posso, quero e mando. E tem que obedecer à regra da autocracia, a uniformidade. Por isso, Siza e Souto Moura conceberam os novos passeios, a nova placa central e as novas faixas de rodagem da Avenida, onde até aqui reinava uma perigosíssima diversidade (até flores havia na placa central!), do modo mais uniforme que puderam granito cinzento, granito cinzento e granito cinzento. Coexistiam por ali, diversamente, uma Praça do General Humberto Delgado, uma Avenida dos Aliados e uma Praça da Liberdade; Siza e Souto Moura tornaram tudo numa coisa só: assim a modos que um Rolex "made in Taiwan". Dessa maneira, os portuenses sempre poderão ir a Paris sem sair de casa. E como a calçada à portuguesa é também excessivamente diversa e excessivamente portuguesa, decidiram fazer-lhe o mesmo que às árvores e às flores, arrancá-la e uniformizá-la. O Porto terá uma Avenida de uniforme "signé Siza". Para tudo ficar uniformemente perfeito, só falta obrigar os portuenses a pôr fato cinzento quando vierem os fotógrafos das revistas de arquitectura.»

6 Comments:

Blogger ]JuLiE[ said...

por mto BONS k sejam... por mto vanguardistas... por mto futuristas k sejam os arkitectos... O AMBIENTE TEM K SER PRESERVADO!!!!!
keu saiba, o ser humano ainda n se habituou completamente a respirar apenas ar poluido... até nas terras do dito "smog" existem árvores... existem parkes... existe solo fértil... lá pk no porto existe o parke da cidade, n é justificação tirar árvores... pra k? pra fazer mais papel??? se ainda fosse pa fazer mais notas e distribui-las pelo POBO.... aí sim... concordaria com os arkitectos... de outro modo NAO!!!!

JUNTEM-SE A Nós nesta CRUZADA pelo Meio Ambiente! Porque às vezes, não é só a estética que conta...

11/11/05 06:12  
Anonymous Anónimo said...

Qual é o mal de se fazer da avenida dos aliados uma área cinzenta? Antes cinzenta que horrorosamente insuportável, como as obras do taveira.

Se lutassem vocês pela defesa do meio ambiente a sério, aí também participava eu na primeira linha. Ou são vocês daqueles ambientalistas da arvorezinha no meio da cidade?

11/11/05 12:57  
Blogger Teófilo M. said...

Caro porto futuro,

se tivesse acompanhado toda esta luta, veria que por aqui não há ambientalistas de arvorezinha no meio da cidade, mas como você entende, pelos vistos, que a obra que está a tentar impor-se à cidade defende o ambiente, melhor seria se se informasse primeiro e falasse depois.

Quanto à sua opção pelo cinzento, são gostos, mas eu continuo mais a gostar da cor variada ao longo do ano, sem necessidade de ser apenas a cor dos automóveis e autocarros que continuarão a passar na Avenida afugentados os peõs que por lá ainda se espraiam de vez em quando.

11/11/05 16:04  
Anonymous Anónimo said...

Leça é da palmeira, não é de Siza Vieira!

12/11/05 05:42  
Anonymous Anónimo said...

A avenida dos Aliados será depois desta intervenção uma mais valia para os cidadãos do Porto, uma vez que serão introduzidas toda uma nova série de medidas:

- alargamento dos passeios

- aumento da densidade arbórea

- maiores restrições ao transito automóvel

- a já existente estação de metro que será potenciada ainda mais com as obras em curso.

João Henrique

3/2/06 18:02  
Anonymous Anónimo said...

para a JULIE (comentadora): atentado é a forma como escreve... preocupe-se em preservar a boa escrita portuguesa!

17/8/10 21:08  

Enviar um comentário

<< Home