20.10.05

Entregue à bicharada...


No verão, impressionada pelo desleixo, sujidade e abandono a que a "sala de visitas" do Porto estava votada, nomeadamente na zona dos bancos e devido ao número verdadeiramente espantoso de pombos, mandei vários mails a diversos departamentos da Câmara que nunca me respondeu nem nada fez. Para além disso enviei o link da entrada aqui publicada a alguns jornais e outras pessoas: o eco foi nulo! Não interessava a resposta pessoal, o que importava é que tivessem falado na altura, para que resultasse aquele sítio limpo!
Parece que agora se vão tomar algumas providências... Como diz o provérbio: mas vale tarde do que nunca!

E a propósito de silêncio ... Como é possível as pessoas continuarem caladas sobre o crime de lesa-património que se está a perpetrar nos Aliados? Assinaram? Sim, sabemos que muitos assinaram (já vamos em quase 7000 assinaturas recolhidas). Mas acham suficiente apenas assinar? Quanta gente, de todos os quadrantes políticos, quantas pessoas estão contra este projecto descaracterizador do Porto! Quantos mais repudiam a forma autocrática e sobranceira como foi imposto à cidade! Logo no início do nosso protesto fez-se uma sessão pública que reuniu cerca de três centenas de pessoas ! Pergunta-se: onde estão essas pessoas, muitas delas conhecidas? E as outras que entretanto tomaram consciência do que realmente está a acontecer? Não têm (mais) nada a dizer? Onde está "a gente" do património, os arquitectos, os historiadores, os artistas, os escritores, os intelectuais, os professores? Onde estão os "notáveis da nossa praça"? Alguns, poucos, manifestaram de outro modo também a sua opinião. Já estão satisfeitos? E os outros? É assim que honram a memória da Cidade? O que é que nas suas famílias transmitem às gerações mais novas, nas suas aulas aos seus alunos? Este encolher de ombros colectivo? Este conformismo? Este silêncio?
Sabem que mais...

4 Comments:

Blogger AM said...

É Manuela....

Passaram as eleições autárquicas....., agora as preocupações são outras......, já que o gajo ganhou não há nada a fazer......, sei lá que mais.....

É triste, muito triste....
Será assim também noutros países??
Devo incentivar a minha filha a emigrar logo que possível?

É triste, é uma vergonha ser português, ser portuense...

Abraço
AMNM

20/10/05 10:55  
Blogger AM said...

Para o que valha....

http://forumsede.blogspot.com/2005_10_01_forumsede_archive.html

AMNM

20/10/05 12:20  
Blogger Teófilo M. said...

Para além doas Aliados há maos na calha como pode ver pelo que escrevi aqui

21/10/05 18:31  
Anonymous Alexandre Borges Gomes said...

Cara Manuela, é isso mesmo. Eu fiquei muito surpreendido porque é que ninguém aproveitou para pegar nesta causa durante a campanha eleitoral. É como se tivesse peçonha... Será porque nos chamam grupos de «ambientalistas»? Eu como bom conservador/Liberal não gosto lá muito das conotações que daí emanam mas, só por isso deixar de defender os Aliados? É demais.
A Manuela fala de a avenida estar entregue à bicharada mas é pior. Apesar das grandes obras ainda não terem começado, quando aí estive para as eleições constatei - e fotografei - o que me parece muito mais sério. Certamente na expectativa da «solução final», depois de se abrir um buraco ou uma vala - para fazer um arranjo ou colocar um tubo - já não se repõe a calçada à superfície como ela estava. A pedra é a mesma e fica lisa à superfície mas ao acaso. Desta forma já se destruiram muito do miolo dos «medalhões» alusivos às actividades económicas da região do Douro que trouxeram a riqueza à nossa cidade.
Abraço, Alexandre Borges Gomes
Luanda

22/10/05 10:41  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home