5.9.05

Dos Jornais - "Projecto dos Aliados avaliado por Inspecção do Ambiente"

Notícia n' O Primeiro de Janeiro
«A Inspecção-Geral do Ambiente deverá em breve promover uma acção de fiscalização às obras de requalificação da Avenida dos Aliados, revelou a O PJ Nuno Quental.
Esta inspecção surge no âmbito de uma queixa apresentada por várias associações que discordam do projecto de requalificação dos Aliados da autoria dos arquitectos Souto Moura e Siza Vieira.
A actuação da Inspecção-Geral do Ambiente, tutelada pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território visa garantir o cumprimento das normas judiciais nas áreas do ambiente, ordenamento do território e conservação da natureza. A notícia de que uma equipa se iria deslocar ao Porto para verificar o projecto da Avenida dos Aliados agradou a associação ambientalista que, não obstante, lamenta a ausência de resposta por parte do Ministério Público.
A intervenção deste organismo foi solicitada em Junho/Julho, alegando incumprimento da lei 83/95, que obriga a consulta pública sempre que um projecto envolve montantes superiores a cinco milhões de euros ou representam grande relevância para o local em causa.
Entre as várias alterações que serão encetadas na Avenida dos Aliados, poderá destacar-se o alargamento dos passeios em seis metros de cada lado que implicará a redução da faixa central em cerca de oito metros.
Junto à Praça General Humberto Delgado será instalada uma fonte desenhada por Siza Vieira. Os cubos de granito preencherão o pavimento da avenida até às Cardosas, mantendo-se a intervenção de Fernando Távora na praça fronteira ao edifício dos Paços do Concelho. A empreitada levará ainda à plantação de um maior número de árvores e à manutenção das três faixas de rodagem.
I.R.M. »