4.9.05

O que diz o Estudo de Impacte Ambiental

Adenda- Para uma síntese dos aspectos legais implicados e das diligências entretanto feitas, ver: Resultados das cartas/queixas e dossiers enviados (9.9.05)

Foto de Nuno Calvet reproduzida do livro As mais belas cidades de Portugal (Colecção Património)- Edimpresa Editora, Lda

«O que diz o Estudo de Impacte Ambiental
Selecção de considerações e recomendações do EIA sobre a linha S do Metro do Porto no troço Av. dos Aliados / Praça da Liberdade
(Nota: algumas recomendações são de carácter geral)

O EIA preconiza que se constitua um Programa de Salvaguarda do Património Cultural Construído e um Programa de Acompanhamento Ambiental da obra, que faça a inventariação, prospecção, sondagem e recuperação dos elementos de interesse patrimonial.
Flora e paisagem:
1. (...) deverão ser tomadas as medidas necessárias para que o coberto vegetal não seja destruído desnecessariamente.
2. Deve-se prever a recuperação de todas as áreas que venham a ser afectadas por qualquer processo.
3. Devem-se recuperar imediatamente após a finalização das obras todos os jardins públicos e arruamentos afectados pelas obras.
4. As áreas de estaleiros, frentes de obra, etc. deverão ser recuperadas e integradas paisagisticamente após a conclusão da obra.
5. Devem recuperar-se imediatamente após a finalização das obras os jardins públicos e arruamentos, destacando-se pela sua localização no centro do Porto e pela natureza das obras aí previstas, a avenida e jardim dos Aliados.

Elementos de interesse arquitectónico identificados na área do estudo:
1. Na zona central do Porto podem identificar-se diversos monumentos (...).
Aqui existe ainda uma das mais importantes praças da cidade, os Aliados.
"Sala de visitas" do Porto, aqui o impacto será elevado e muito significativo.
3. Recomendação:(...) esta secção corresponde ao jardim dos Aliados, prevendo-se uma grande afectação do mesmo, consequência da obra da linha do metro e da instalação da estação dos Aliados; este impacte será contudo temporário, podendo ser facilmente adoptadas medidas mitigadoras durante a obra, bem como a reposição do jardim imediatamente após a sua conclusão.
Medidas de integração estéticas e paisagísticas específicas:
Aliados:
1. Levantamento topográfico da vegetação.
2. Selecção criteriosa das espécies vegetais existentes no jardim dos Aliados que possam ser transplantadas e o seu devido acondicionamento para posterior recolocação.
3. Recuperação do jardim após a conclusão do empreendimento repondo-se, tanto quanto possível, a situação inicial. » (Publicado originalmente por Nuno Quental no Blogue da Campo Aberto em 8.7.05
)
.