28.11.06

ILEGALIDADE

De acordo com o Relatório do Tribunal de Contas (ver documento em PDF, parágrafos 118 a 129, pp 34 a 36) as obras de requalificação (« ou de "inserção" como referem os responsáveis» ) não se integram no objecto estatutário da Metro- o que aliás tem sido por nós alegado desde o início: ver parágrafos III a) da Acção Administrativa Especial instaurada contra a Metro do Porto S.A, o IPPAR, o MAOTDR e o Município do Porto.

Confirma-se assim a ilegalidade das obras realizadas na Avenida dos Aliados e na Praça da Liberdade, ou melhor dizendo, uma das ilegalidades.

24.11.06

Vistas do alto

Foto de Francisco Oliveira (in Porto Norte)
A Avenida e a Praça vistas do alto

19.11.06

Opinião # 43: "... portanto a questão é essa..."

Orlando Gaspar, ligado às questões do Ambiente há quase duas décadas, o ex-vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, em entrevista ao JANEIRO.

«E já que estamos a falar de verde como vê a nova Praça Almeida Garrett e Avenida dos Aliados?
Os gostos são relativos. A verdade é que a obra é de dois grandes arquitectos portugueses. Siza Vieira é um nome conceituadíssimo mundialmente. Recentemente ouvi umas declarações, verdadeiramente inacreditáveis, acerca da obra, raiavam o inconcebível.
O arquitecto Siza Vieira é um grande nome português a nível mundial, e portanto a questão é essa.
A praça, quando foi apresentada, foi passível de exposições no sentido de comparar com as grandes praças europeias. Ao princípio também vi o granito um pouco escuro, acho que depois também alteraram um pouco a cor, mas vamos ver, com a nova plantação, quando o verde das árvores voltar…vamos ver como é que é. Ainda não está acabado. Não gosto de emitir opiniões apressadamente. Vamos ver como é que isto resulta.
Eu compreendo a questão da memória …, do verde que estava no centro, e tenho que interpretar bem a ideia dos cidadãos. Mas quando se faziam as concentrações na praça, aquilo ficava completamente destruído, mas isso seria o menos, agora há uma questão de dimensão.
Hoje vê-se a dimensão da praça…há prós e contras, vamos ver.»

no comments ...

Mais frases e outras opiniões

14.11.06

«Aliados encheram-se de flores»

«É com este título que a Câmara do Porto noticia a Festa das Flores que, no passado sábado, entre as 10h00 e as 16h00, decorreu na placa central da avenida dos Aliados, outrora um espaço ajardinado, hoje convertido em monótono terreiro de granito.
Depois deste arranque, o evento será retomado com periodicidade mensal entre Março e Outubro: haverá flores nos Aliados oito dias em cada ano, em vez dos 365 a que a cidade se habituara. (...)» Por Paulo Araújo
Continuar a ler no Dias com árvores

13.11.06

Nos Jornais

«PND anuncia processo contra Rui Rio
A Nova Democracia vai apresentar uma acção judicial contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, no início desta semana, para pedir a reposição do aspecto anterior da Avenida dos Aliados.
"A Nova Democracia esteve reunida sábado e decidiu avançar no início da semana com uma acção judicial contra Rui Rio para exigir a reposição da Avenida dos Aliados", disse à agência Lusa Sandro Neves, membro da direcção daquele partido.
O partido considera que o presidente da Câmara do Porto
"permitiu o esquartejamento de uma das mais emblemáticas avenidas" daquela cidade. "A avenida tinha uma calçada portuguesa única, que representava a produção e o transporte do vinho desde o Douro até ao Porto", afirmou.

A Nova Democracia classifica a requalificação da Avenida dos Aliados como uma "obra criminosa", que foi feita "por alguém que é claramente um inimigo do Porto".
No passado mês de Junho, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, inaugurou a "nova" Avenida dos Aliados, um projecto dos arquitectos Siza Vieira e Souto Moura, que alterou radicalmente a principal praça da cidade.
A obra, que levou à substituição total dos canteiros e da calçada portuguesa que existiam nas três praças atravessadas pela Avenida dos Aliados por paralelepípedos de granito, foi alvo de meses de polémica no Porto.»

Notícia no Público , no Primeiro de Janeiro e no Jornal da Nova Democracia

NB: Na nossa acção judicial (que os jornais deveriam ter referido...) contra

  • o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)
  • o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR);
  • o Município do Porto;
  • e a Metro do Porto S.A.

nós não pedimos a reposição do aspecto anterior da Avenida dos Aliados "apenas" por respeito pela população (nomeadamente os nossos amigos comerciantes que nessa avenida têm instaladas as suas casas comerciais) pois sabemos o inferno por que passaram durante os largos anos em que a zona esteve transformada em estaleiro.